“Da Cidade de Deus para o Mundo”

22 jun

Image

Eu tinha 16 anos quando a Karine Tavares, do jornal O Globo, fez esta matéria comigo e com a Raquel. Confiram:

A historia das irmãs Raquel e Rafaela poderia ser muito parecida com de outros jovens da Cidade de Deus. Sem ter o que fazer, passaram boa parte da infância nas ruas, muitas vezes brigando por motivos fúteis como uma simples pipa. Mas, nesse caso, a agressividade acabou mudando a vida das duas. Encaminhadas à academia Body Planet, onde funciona um dos núcleos do Instituto Reação, do técnico Geraldo Bernardes e do judoca Flávio Canto, elas se tornaram verdadeiras campeãs.

No último fim de semana Raquel, de 19 anos venceu a primeira seletiva olímpica, realizada em Vitória. E agora só precisa vencer mais duas para ter assegurada uma vaga na seleção brasileira. Já Rafaela, de 16, ganhou no mês passado o campeonato mundial de júnior de judô.

– Durante os treinamentos, vi que poderia canalizar toda aquela agressividade delas para o judô e fui desenvolvendo suas habilidades, encurtando o caminho delas para os títulos – explica Geraldo Bernardes, que por 24 anos foi técnico da seleção brasileira.

A transformação na vida das duas foi completa. Hoje, elas estudam em escolas particulares com bolsas conseguidas pela ONG, ganham ajuda de custo como atletas da academia e já conheceram diversos países em competições internacionais. Ambas pretendem cursar Educação Física e, quem sabe, chegar às Olímpiadas.

-Ser campeã olímpica é o sonho de qualquer atleta, e claro que comigo não é diferente. Sei que chegar lá é consequência de muito treinamento – diz Raquel.

As duas irmãs mantêm uma rivalidade sadia e não escodem a vontade de superar uma à outra. –Quando uma ganha, a outra fica com raiva. Mas, na hora da luta, a gente sempre se ajuda. E uma dá toques para a outra – conta a caçula Rafaela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: