Alimentação de judoca

12 jun

Vamos falar sobre algo extremamente importante em competições de Judô: a alimentação. Para nós atletas ela já é controlada no dia a dia, imagina durante uma competição! Além de suprir todas as necessidades nutricionais básicas, temos que nos preocupar com a balança para não passar do limite na pesagem da categoria que lutamos.

Um judoca pode perder entre 800 calorias e dois quilos em um dia de competição. Por causa disso é preciso fazer uma alimentação pré-competição com pouca gordura e proteína, mas muito carboidrato – fonte de energia para exercícios de longa duração – que pode ser encontrado em pães, massas ou arroz.

Para evitar o ganho de peso e dietas radicais a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) dispõem de uma nutricionista para orientar os atletas. Atualmente a responsável pela nossa alimentação é a Gisele de Paiva, ela a responsável pelo que comemos nos períodos competitivos para evitar problemas com a balança e também para alcançarmos o melhor desempenho possível. As escolhas dela variam de atleta para atleta, afinal cada um tem uma necessidade diferente. Temos direito a sobremesa, mas geralmente ficamos nas frutas, gelatinas e iogurtes, algumas vezes podemos comer doce também.

É claro que não podemos deixar de falar na hidratação, água sempre, principalmente em dias quentes. Durante competições ela deve ser consumida de 15 a 30 minutos antes da luta.

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